O que é a Holografia?

Para a maioria das pessoas os hologramas são dispositivos desconhecidos, tecnologicamente complicados que mostram imagens a três dimensões. No entanto, os hologramas estão presentes no nosso dia a dia com variados formatos e em diferentes aplicações. Mesmo sem saber, todos nós já observámos ou utilizámos hologramas pelo menos numa situação do quotidiano. Exemplos onde se pode contactar com holografia são: imagens de brindes, elementos decorativos, imagens publicitárias, papel de embrulho e embalagens, elementos de segurança nas notas e em variados produtos, leitores de códigos de barras, exposições em museus, entre outros.

 

A holografia é uma técnica de registo de imagens a 3 dimensões. A visualização a 3D é efetuada sem recorrência a dispositivos de visão intermédios (óculos, filtros, janelas), por isso é considerada a tecnologia auto estereoscópica por excelência. Na verdade, a holografia é mais do que uma técnica de registo de imagens, num contexto mais lato a holografia é uma técnica de registo de informação. A teoria da holografia inclui-se no campo da Física e está relacionada com o ramo da ótica. Durante o processo de produção de um holograma existem duas fases bem distintas: o registo do holograma baseado no fenómeno de interferência entre ondas luminosas e a reconstrução da imagem holográfica baseada na difração de ondas luminosas.

 

A utilização deste site permite conhecer em detalhe a teoria da holografia e distinguir várias técnicas holográficas com importantes aplicações no dia a dia. Este site apresenta ferramentas e procedimentos para produzir vários tipos de hologramas, desde hologramas coloridos mais complexos a hologramas simples para registo em casa ou na escola.

Holografia em Rede de Escolas